Encontrar talentos, especialmente em uma área de alta demanda, como a tecnologia, pode ser um processo demorado. O outsourcing de Tecnologia da Informação (TI) é uma solução rápida para preencher necessidades desses serviços em empresas de fora dessa área.
Esse tipo de terceirização reduz a burocracia relativa à contratação de funcionários efetivos. A empresa evita gastar recursos como tempo e dinheiro, necessários para a análise de currículos, a realização de entrevistas e o treinamento dos profissionais.
Com tantos benefícios, é necessário que as organizações saibam como o outsourcing de TI pode ser realizado de acordo com os serviços que elas necessitam. Explicamos melhor esses detalhes abaixo.
Qual é a diferença entre outsourcing e terceirização?
Assim como a terceirização, o outsourcing é a prática de contratar funcionários por meio de outras empresas. Então, a ligação legal com esses trabalhadores acontece através dos serviços de uma instituição da qual os profissionais realmente fazem parte.
No entanto, o outsourcing vai além da terceirização, oferecendo especialistas em áreas específicas. Cumpre, dessa forma, o papel de seleção e organização de uma equipe bem preparada para as suas funções.
O outsourcing de TI, por exemplo, fornece funcionários especializados e já treinados para trabalhar com demandas relativas a hardwares, softwares, redes, internet, etc. Assim, se a terceirização é relacionada a um setor inteiro, o outsourcing é a terceirização de uma área mais estratégica ou de apenas uma atividade.
Na terceirização de TI, uma empresa contrata outra para lidar com todas as áreas relacionadas à tecnologia da informação. Assim, uma equipe de TI trabalhará com todo o parque tecnológico, garantindo melhorias constantes, segurança e atualizações.
Já no outsourcing de TI, a empresa pode contratar profissionais para lidar com algo em particular, como encontrar um profissional especializado em backup em nuvem, ou mesmo alguém para prestar suporte técnico remoto, ou seja, um especialista em uma atividade.
Em resumo, a diferença entre uma empresa de outsourcing e outra de terceirização é definida pela forma que cada uma trabalha, já que o serviço é praticamente o mesmo, ainda que o outsourcing seja mais focado em uma especialização. Inclusive, ambas são reguladas pela Lei 13.429/17, que trata da terceirização e trabalho temporário.
Além disso, muitas empresas que não lidam diretamente com a tecnologia em seus termos mais técnicos podem sentir dificuldades na hora de procurar um especialista, visto que há diversos tipos de profissionais, como arquiteto de códigos, DevOps, programadores, entre outros. Explicamos a diferença entre os termos para que você encontre o profissional ideal.
Qual é a diferença entre os serviços de analista de códigos, desenvolvedores, DevOps e programadores?
Como foi explicado, as empresas de outsourcing montam equipes para funções específicas. Por isso, ao contratar serviços terceirizados de TI, é preciso conhecer os tipos de profissionais que atuam na área.
Analistas de códigos
Os analistas ou arquitetos de códigos são profissionais que planejam a produção de softwares. Eles concebem o que e como o programa vai fazer, conforme as especificidades do cliente.
Os desenvolvedores ou programadores são os profissionais que planejam toda a programação de um programa. Isso significa que eles realizam, do início ao fim, a produção dos softwares, com escrita dos códigos, prova de conceito e manutenção.
DevOps
Criado a partir das palavras “desenvolvimento” e “operações”, DevOps é um sistema que une o trabalho do desenvolvedor de softwares com o time de operações. O profissional dessa área é responsável por organizar essa integração.
O objetivo é que as aplicações, mesmo em seu processo de desenvolvimento, já estejam incorporadas à cultura organizacional e à infraestrutura da empresa. Isso agiliza os procedimentos, já que, quando as equipes trabalham juntas, possíveis problemas operacionais são previstos e resolvidos durante a sua execução.
Programadores
Os desenvolvedores ou programadores são os profissionais responsáveis pela criação de softwares, do início ao fim. Assim, os programadores exercem o trabalho de desenvolvimento dos códigos que instruem o funcionamento dos programas, realizar testes, prova de conceito, ajustes nos erros durante a produção dos softwares e sua manutenção.
Quando optar por outsourcing de desenvolvedores, DevOps ou programadores?
A terceirização de profissionais de TI deve ser pensada de acordo com o projeto que se deseja realizar. Continue lendo para saber se a sua empresa precisa de desenvolvedores, DevOps ou programadores.
Quando terceirizar serviços de desenvolvedores?
Uma empresa deve buscar o trabalho de um desenvolvedor quando desejar o planejamento geral de um software, como:
- Sites;
- Aplicativos para dispositivos móveis;
- Programas para serem rodados em desktop;
- Jogos;
- Soluções baseadas em inteligência artificial.
A terceirização dos serviços de um desenvolvedor é vantajosa por causa dos poucos profissionais disponíveis em relação ao número de vagas abertas.
Quando terceirizar serviços de DevOps?
O método de trabalho dos profissionais de DevOps é indicado para acelerar as demandas de tecnologia. Também serve para criar um sistema em que os problemas de produção são identificados e consertados ciclicamente durante o processo.
O outsourcing de TI também pode ser focado em DevOps na nuvem, serviço que cria diversos âmbitos de trabalho na nuvem, simultaneamente. Assim, a terceirização de serviços de DevOps é ideal para organizações com muitas demandas e que devem ser realizadas em integração com outros setores da empresa.
Quando o terceirizar serviços de programadores?
O trabalho de um programador pode parecer similar ao de um desenvolver, mas, na verdade, os programadores colocam em ação o que já foi planejado pelo desenvolvedor.
Na hora de contratar um outsourcing de TI, a escolha entre desenvolvedores ou programadores terceirizados vai depender se a empresa precisa da concepção integral de um projeto ou de alguém para colocar o plano em ação.
Como escolher e contratar uma empresa para outsourcing de TI?
Ao contratar os seus funcionários, as empresas sempre buscam os melhores profissionais, que, ao mesmo tempo, atendam aos seus princípios. A escolha de um serviço de outsourcing de TI deve seguir os mesmos parâmetros.
A melhor forma de saber se os profissionais e serviços que estão sendo oferecidos possuem competência no assunto é analisar os cases de sucesso da empresa. A partir deles, é possível descobrir como os profissionais desenvolveram soluções criativas e até se eles estão atualizados em relação às tecnologias que foram utilizadas.
O outsourcing de TI deve ser uma solução, não um desafio. Também deve facilitar os trabalhos de uma organização ao ter equipes especializadas em diferentes atividades. A Apollo Solutions torna mais prático o acesso a serviços de tecnologia, fornecendo equipes para o tamanho e especialidade da sua necessidade. Conheça os nossos serviços de terceirização de TI!