As demandas do setor industrial são as mais variadas. Por isso, é essencial poder contar com uma tecnologia capaz de ajudar a otimizar os processos de produção e é aí que entram os sistemas para indústria. Neste conteúdo da Apollo Solutions, você vai entender as especificidades desta ferramenta e como ela pode ajudar no dia a dia de um ambiente industrial. Leia o artigo na íntegra!
Como funciona um sistema para indústria?
A atribuição principal de um sistema industrial é fazer uma boa gestão de processos do setor, que contemplam estoque, expedição, produção, requisição de materiais e compras. Assim, a ferramenta precisa garantir que todas as etapas da cadeia produtiva em uma fábrica sejam controladas.
Por isso, um sistema comum a outros ramos de atividade não pode ser aplicado a esse contexto tão específico. E infelizmente este é um erro comum, cometido por muitos gestores que julgam ser possível adaptar outros tipos de sistema ao setor industrial.
Sistemas para indústria: como funcionam e quais as vantagens?
Um dos mais conhecidos é o sistema ERP, eles são voltados para a gestão de processos e um software usado por empresas do setor para auxiliar diversos departamentos dentro de uma indústria, desde o estoque até a área comercial. Por exemplo, se antes os departamentos precisavam se comunicar via e-mail para receberem alguma informação relevante sobre suas demandas, agora basta consultá-la diretamente no próprio sistema, o que torna o processo muito mais ágil e eficiente. Essa facilidade contribui também com o aumento da produtividade, uma vez que libera os colaboradores para se concentrarem em atividades menos operacionais.
No entanto, o sistema ERP apresenta algumas desvantagens. Uma das maiores é que muitas vezes a relação custo benefício não é boa e a indústria fica altamente dependente do fornecedor do pacote, que pode descontinuar a sua versão de ERP sem aviso prévio.
Além disso, os módulos ficam dependentes uns dos outros porque cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas.
Tendo em vista esse contexto, qual a melhor opção entre os sistemas para indústria? A resposta está na utilização de softwares personalizados e criados de acordo com as demandas e especificidades do segmento. Quando o software é feito sob medida para determinado negócio, ele se torna um recurso muito mais flexível, que pode ser adaptado aos procedimentos já existentes, proporcionando mais precisão e facilidades.
A facilidade de implantação é outro ponto positivo da adoção de softwares personalizados. Pois não é necessário interromper as atividades da empresa para que o software seja colocado em funcionamento. O tempo de treinamento dos colaboradores também é bem menor. Quando o sistema é criado para determinada empresa, a equipe já tem uma certa familiaridade com os processos a serem executados.
Percebeu como a melhor opção é ter um software personalizado para atender as necessidades da sua indústria ou empresa? A Apollo Solutions é especializada no desenvolvimento e comercialização de softwares que contam até com integrações de sensores (IOT). Entre já em contato conosco e solicite seu orçamento!