O uso de tantos dispositivos tecnológicos no dia a dia e que fazem parte da experiência dos consumidores conferiu às empresas o acesso a um enorme volume de dados que devem ser processados para auxiliar na criação de estratégias efetivas. E dentro deste contexto de alta conectividade e compartilhamento de informações, o Big Data se tornou fundamental. Saiba o que é esta ferramenta e quais são as principais técnicas utilizadas no âmbito dos negócios aqui neste conteúdo da Apollo Solutions.
O que é Big Data?
Big Data consiste em um termo do universo da Tecnologia da Informação (TI) que trata do processo de análise e interpretação de um grande volume de dados armazenados de maneira remota. Aqui nós estamos falando de conjuntos de dados tão grandes que softwares tradicionais e processamento de dados não conseguem gerenciar toda essa quantidade de informação.
Pense só na quantidade de dados gerados por aplicativos, sistemas, TVs, celulares, aparelhos e sensores com Internet das Coisas todos os dias? Tudo o que está disponível online está ao alcance do Big Data e pode ser processado de acordo com os objetivos de determinada empresa, por exemplo. Mas cabe ressaltar que aqui estamos falando somente de informações não sigilosas.
Os pilares do Big Data
O Big Data é uma tecnologia baseada em três Vs: volume, velocidade e variedade. Isso significa que as ferramentas que utilizam o Big Data conseguirão processar grandes volumes de dados. Pois, a quantidade de dados que circulam no meio digital é muito alta.
A velocidade é outro fator importante quando o assunto é Big Data e tem a ver com a rapidez com a qual os dados são recebidos e administrados. As ferramentas baseadas nesta tecnologia apresentam alto desempenho de análise e possibilitam que padrões sejam encontrados quase que em tempo real.
Já a variedade que o Big Data contempla se refere ao fato de que com ele é possível processar dados estruturados, que são aqueles que já estavam organizados antes de serem coletados; e dados não estruturados, que são mais complexos porque não têm uma estrutura prévia, como as informações coletadas de redes sociais.
Técnicas de Big Data mais usadas pelas empresas
A aplicação de ferramentas baseadas em Big Data no cotidiano permite que as empresas consigam processar um enorme volume de dados de maneira rápida, otimizar processos, entender padrões de comportamento dos clientes e do mercado, além de ajudar a aumentar a produtividade. Tudo isso com um custo acessível e de forma efetiva. Tendo em vista este cenário, as organizações podem optar por quatro tipos de análise de dados com Big Data: Análise Preditiva, Análise Prescritiva, Análise Descritiva e Análise Diagnóstica.
A Análise Preditiva é a mais usada pelas empresas e trata da investigação de possibilidades futuras por meio da observação de padrões no banco de dados analisado. A partir da mineração de dados, estatísticas e históricos são antecipadas tendências.
Já a Análise Prescritiva visa informar ao gestor as possíveis consequências de cada ação tomada pela organização. A Análise Descritiva confere aos tomadores de decisão uma compreensão completa em tempo real do que está acontecendo na empresa.
Por último, há Análise Diagnóstica. Ela mostra os detalhes de cada desdobramento de ações que levaram a um determinado problema em processo.
Quer saber mais como Big Data e utilizar ferramentas com esta tecnologia para alcançar a eficiência que o seu negócio precisa? Então fale já com a Apollo Solutions! Nós temos uma equipe de especialistas pronta para te atender. Desenvolvemos sistemas de machine learning, deep learning e visão computacional através de serviços de desenvolvimento de software personalizados.
Clique aqui e veja como a tecnologia pode melhorar o seu negócio!