Cada vez mais presente em empresas, a inteligência artificial (IA) não é mais considerada um luxo, mas um investimento necessário para que os negócios possam destacar-se ao trabalhar com agilidade e qualidade.
Em tempos em que é preciso trabalhar rapidamente e em conjunto com a tecnologia, aqueles que ainda são resistentes à modernidade ficam para trás.
Assim, a inteligência artificial é muito usada nos mais diversos setores, seja em pequenas empresas ou negócios bilionários. Trazendo diversos benefícios, tanto para os negócios quanto para seus consumidores, a IA é uma tendência que veio para ficar.
Para entender o que é, como as empresas pequenas e grandes usam a inteligência artificial, continue a leitura.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial trabalha com sistemas e máquinas que conseguem replicar a inteligência humana através da programação e interações. Dessa forma, imitam o pensamento dos seres humanos, resolvendo problemas de forma mais rápida.
O termo ainda pode parecer algo relacionado a filmes de ficção científica, mas a IA já está presente na vida das pessoas, seja por meio de chatbots, câmeras de reconhecimento facial ou mecanismos de recomendação. Isso significa que, de uma forma ou outra, quase todos já tiveram contato com uma.
Como se usa a inteligência artificial?
A inteligência artificial tem sido usada por várias empresas –como a Amazon, Apple e Microsoft – como vantagem competitiva. Atualmente, não basta que uma empresa trabalhe bem, ela também deve trabalhar de forma rápida, competente e com uma boa imagem.
Assim, a inteligência artificial é usada para automatizar alguns processos que, anteriormente, poderiam levar horas, seja por seu volume ou por ser cansativo. Além disso, a IA trabalha cada vez melhor com o tempo, coletando mais informações, permitindo às empresas uma interpretação de dados.
Outro uso da IA é em análise do mercado, que vive em constante mudança. Com os dados coletados, uma empresa pode fazer um estudo preventivo, identificando riscos e oportunidades, possibilitando tomadas de decisões estratégicas.
No entanto, nem sempre uma empresa usa a IA somente para sua gestão. O cliente é parte fundamental, podendo ter uma experiência de atendimento melhorada pela tecnologia, como quando conversa com um chatbot e obtém respostas certeiras e rápidas, sem precisar passar pela mediação humana.
Quais são os profissionais que trabalham com inteligência artificial?
A inteligência artificial é uma tendência que veio para ficar, por isso, os negócios precisam de mais profissionais que saibam trabalhar na área. Ademais, a aplicação de IA em empresas tem se tornado cada vez maior.
Segundo a Markets and Markets, empresa de inteligência e pesquisa, até 2027, o mercado de IA valerá mais de US$ 400 bilhões (mais de R$ 2 trilhões), indicando a tendência de expansão dessa tecnologia.
Assim, existem algumas áreas que formam profissionais que trabalham com inteligência artificial, como cientista ou engenheiro de machine learning (capacidade das máquinas de aprender) ou de dados, engenheiro de Big Data (quem trabalha com quantidades enormes de informações empresariais) ou ainda, especialista em análise de negócios.
Como grandes empresas utilizam a inteligência artificial?
Seja melhorando a experiência do cliente ou analisando altas quantidades de dados sobre a empresa, seus gastos e padrões entre os consumidores, as empresas têm investido na inteligência artificial.
De pequenos a grandes negócios, nos mais variados ramos, a IA tem conquistado seu espaço, fazendo com que Alibaba, possam tomar decisões mais certeiras, otimizando tempo e aumentando seu retorno financeiro. Mas já pensou em como as grandes empresas usam essa tecnologia?
Confira como algumas referências no mundo dos negócios estão usando a inteligência artificial a seu favor.
Apple
Famosa por produtos como o iPhone e iPad, além de Apple Watches e outros serviços, a Apple usa a inteligência artificial em recursos como o FaceID e na assistente virtual inteligente Siri.
Além disso, recursos como o Apple Music, que recomenda músicas com base no seu gosto musical, e o iCloud, que ajuda seus usuários a encontrar fotos, também são exemplos do uso da IA.
Alibaba
Considerada a maior plataforma de comércio eletrônico do mundo, a Alibaba vende mais do que sua concorrente famosa, a Amazon. Assim, usa a IA para prever o que seus clientes podem comprar, trazendo esses produtos para o site.
A grande empresa chinesa ainda trabalha no projeto “City Brain”, com programas de IA para monitorar carros da cidade, visando a criação de uma cidade inteligente.
Amazon
Referência no comércio online, o produto da Amazon que é mais famoso pelo uso da IA é a Alexa, assistente de voz. No entanto, a empresa ainda usa a tecnologia ao recomendar produtos aos cliente com base nos dados de compras anteriores e seus hábitos.
Em todos os seus serviços, a Amazon usa da inteligência virtual ao passo que sempre oferece recomendações aos usuários, seja na loja virtual, nos serviços de streaming ou em sua plataforma de leitura.
O Facebook tem um mecanismo de inteligência artificial que ajuda a entender as emoções de seus usuários de acordo com suas postagens.
A ferramenta, chamada DeepText, ainda usa da visão computacional e deep learning, analisando e encontrando padrões nas postagens, podendo, assim, remover conteúdo impróprio.
Microsoft
Em todos os seus serviços, a Microsoft faz uso da inteligência artificial, como a Cortana, assistente de voz, ou mesmo o Bing, plataforma de busca concorrente do Google.
Ademais, a empresa também tem o Azure, plataforma com IA para aplicativos e serviços baseados em cloud computing (computação em nuvem, acessível em qualquer dispositivo autorizado).
Sabendo que a inteligência artificial está mais presente no seu dia a dia do que você imaginava e agora que já descobriu como as empresas de grande porte a utilizam, compartilhe este artigo com um amigo que também precisa conhecer os benefícios do IA.