Com o número crescente de negócios que dependem do processamento de enormes conjuntos de dados para alcançar uma maior eficiência e criar a estratégia ideal, veio a necessidade de implementação de novas tecnologias que atendessem todas estas demandas e driblasse alguns problemas, como latência e conectividade. É dentro deste contexto que a ciência de dados avançou e a Edge AI chegou para maximizar os insights em tempo real a partir do uso da Inteligência Artificial. Saiba mais sobre a Edge AI aqui neste conteúdo da Apollo Solutions.
Introdução à Edge AI: Levando Inteligência para a extremidade
Antes de mais nada, vamos aqui sobre o que é a Edge AI e como ela funciona. A Edge AI consiste na junção de duas tecnologias: Edge Computing (ou “computação de borda”, em português) e Inteligência Artificial. É a partir desta combinação que o processamento dos dados é feito o mais próximo possível do ponto final da operação. Isso quer dizer que a Edge AI atua com o processamento de algoritmos de Inteligência Artificial na borda, ou seja, nos próprios dispositivos conectados que são usados pelos usuários.
Diferente de uma aplicação de IA baseada em nuvem, a Edge AI permite que os dados sejam processados e gerenciados diretamente nos dispositivos na borda, como em câmeras, sensores e máquinas de produção. Sendo assim, os dispositivos nem precisam estar necessariamente conectados para usar a Edge AI, pois os dados são processados ali mesmo.
Basicamente, com a Edge AI, as informações já processadas na diretamente no equipamento são enviados para um servidor remoto, onde só é preciso realizar a tomada de uma decisão. O processamento acontece localmente, com mais velocidade e independente da necessidade de uma internet boa para a tomada de decisão.
Vantagens proporcionadas pela Edge AI
A implementação da Edge AI oferece uma série de benefícios para empresas e indústrias que utilizam muitos dispositivos de IoT no seu cotidiano para coletar e processar dados. Um ótimo exemplo de vantagem é a redução da latência. Isso porque toda a computação de AI é feita no local onde os dados são gerados.
Ainda podemos citar a redução de custos. Com a Edge AI é possível reduzir a banda necessária e os custos de serviços de internet. Pois, como o processamento de dados é realizado no local, diminui a necessidade de fazer transferências de dados custosas e lentas.
A maior segurança e privacidade dos dados é outra vantagem muito importante porque com a Edge AI não é preciso enviar dados confidenciais para a nuvem, o que diminui os riscos de qualquer vazamento. Além disso, ela também permite um maior alcance que a nuvem não tem por demandar acesso à internet. Com a Edge AI, os dados são processados de maneira offline, ampliando o alcance para locais remotos.
Por último, ainda podemos citar como uma das maiores vantagens da Edge AI uma maior eficiência para as empresas, que têm seus processos de automação executados sem que seja preciso transmitir dados para um local central.
Exemplos de Aplicação em Manufatura com Edge AI
Agora é hora de ver alguns exemplos de aplicação da Edge AI na prática dentro das indústrias e empresas para perceber como esta tecnologia traz muito mais assertividade, eficiência e insights valiosos para os negócios.
A Edge AI é extremamente útil dentro das fábricas porque, por meio do uso de sensores de Internet das Coisas (IoT) nos equipamentos, é gerado um um fluxo contínuo de dados que pode ser usado para evitar interrupções e aprimorar as operações. Além disso, ela possibilita a realização de uma manutenção preditiva mais eficaz, já que os sensores podem ser utilizados para detectar falhas antecipadamente e prever quando o equipamento pode parar.
Os robôs industriais que usam Edge AI possuem um controle de movimento mais preciso e confiável. Assim, eles conseguem executar tarefas mais complexas e diminuir a necessidade de qualquer tipo de operação manual, além de ajudar a aumentar a produtividade.
Na segurança, a Edge AI tem muito a contribuir para obtenção de uma maior eficiência. A partir do uso de câmeras com Inteligência Artificial e processamento local, é possível detectar ações suspeitas em tempo real sem depender de acesso a internet.
Os veículos autônomos também se beneficiam com a Edge AI porque, com ela, estes carros conseguem identificar obstáculos na pista e dar a melhor resposta de maneira instantânea, sem depender do envio de dados para um servidor remoto.
Ficou com vontade de saber mais sobre a Edge AI e descobrir de que formas é possível aplicá-la nos seus negócios? Entre em contato com a Apollo Solutions! Nós auxiliamos organizações a implementar soluções de Edge AI, capacitando-as a processar dados na borda, ganhar insights em tempo real e atender a requisitos de privacidade de dados. Clique aqui e fale conosco!