A presença do mundo digital se tornou um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa hoje em dia. Pois, é fundamental proporcionar uma boa experiência para os clientes tanto no online como no offline. Dentro deste contexto, a engenharia de software é uma aliada imprescindível para que as organizações consigam criar aquele site perfeito, uma plataforma eficiente ou um aplicativo agradável de ser utilizado. Saiba quais são as suas principais técnicas aqui neste conteúdo da Apollo Solutions.
O que é Engenharia de Software?
Antes, vamos falar brevemente sobre o que é Engenharia de Software. Esta é uma área específica dentro do campo da engenharia que trata de todos os aspectos relativos à produção de um software, o que inclui todas as etapas desta criação: análise, planejamento, implementação, manutenção e gerenciamento do processo de desenvolvimento de sistemas.
São os profissionais especializados em Engenharia de Software que, com base em arquiteturas de sistemas, regras de negócio e linguagens de programação, criam sistemas economicamente viáveis, confiáveis e eficientes para que as empresas consigam alcançar os seus objetivos de negócios.
Técnicas de Engenharia de Software
Existem diversas metodologias e práticas usadas pela Engenharia de Software para criar o sistema que mais se adequa à uma empresa. Confira algumas das principais delas aqui:
Cultura ágil de gestão de projetos: ela é um conjunto de metodologias cujo foco é a discussão e o feedback contínuos com o cliente. Uma das metodologias mais integradas é Scrum, cujo desenvolvimento de software é feito em iterações, com entregas constantes ao cliente e fazendo melhorias durante o desenvolvimento do projeto. Por isso, suas maiores vantagens são o melhor alinhamento com o cliente, a maior agilidade e flexibilidade para a resolução de problemas e a maximização da eficiência da utilização dos recursos devido às entregas mais assertivas.
Metodologia DevOps: Essa metodologia é um conjunto de práticas, ferramentas que integra e automatiza o trabalho de desenvolvimento de software e operações de TI como um meio de melhorar e encurtar o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. É mais utilizado para fazer a gestão automatizada de implantação ferramentas adicionais a um software.
Metodologia Cascata de gestão de projetos: aqui, os engenheiros de software transitam por uma sequência de fases e buscam alcançar objetivos específicos. Geralmente, os projetos que usam este tipo de metodologia são mais curtos e fáceis de gerenciar ou então são projetos de alto risco com nenhuma ou mínimas mudanças de escopo do projeto, pois para ir à próxima fase, a fase anterior precisa estar 100% completa e funciona como um pré-requisito
Metodologia Programação Extrema (Extreme Programming ou XP): também é iterativa e caracterizada pelo lançamento rápido de novas versões de software em pouco tempo, o que confere mais flexibilidade a esta metodologia. Nessa metodologia o projeto é definido com por meio de um conjunto de valores, princípios e práticas de desenvolvimento, e não por funções que o software terá como é feito nas outras metodologias É mais adequada para projetos com requisitos vagos e que precisam mudar constantemente;
Metodologia Centrada em Protótipos ou prototipagem: aqui os profissionais de Engenharia de Software verificam as funcionalidades e criam um projeto simplificado que será entregue às outras áreas envolvidas no projeto, como UX designers, clientes e marketing para fazerem uma análise e criarem um escopo juntos. A principal característica dessa metodologia é o baixo custo de execução e redução de riscos por permitir que validações sejam feitas pelo cliente antes da implementação.
Metodologia de inovação por P&D (P&D+I ou PD&I):
A metodologia de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) consiste na adoção de métodos específicos por parte das empresas a fim de aprimorar e desenvolver novos produtos e processos. Sobretudo, o objetivo aqui é colocar ideias inovadoras em prática. Tudo isso por meio da realização contínua de pesquisas para descobrir novos conhecimentos, do desenvolvimento de soluções em si e de testes.
Quando empregada no desenvolvimento de software, a metodologia PD&I é a que produz avanços na área de computação e informática. Ou seja, ela gera conhecimento sobre diversas tecnologias, dando origem a um projeto novo ou mesmo quando acontece alguma falha, mostrando que determinada abordagem não é a correta para criar a solução ideal.
Quer contar com o suporte de uma organização composta por profissionais da área de Engenharia de Software e especialista na oferta de soluções digitais eficazes? Fale já com a Apollo Solutions! Somos uma empresa de programação e desenvolvimento de sistemas e algoritmos com inteligência artificial.
A Apollo utiliza as melhores metodologias de engenharia de software para fazer os seus negócios terem melhores resultados com suas aplicações e sistemas. Além disso, você vai conseguir reduzir os investimentos com TI sem perder a qualidade e focar no seu core business. Clique aqui e solicite uma consultoria grátis para o seu projeto!